Terça-feira, 19 de junho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Ela voltou

16/06/2018 às 17h53 E ATUALIZADO: 16/06/2018 às 17h55

Reprodução
Ela voltou

Vai começar tudo de novo, jogos empolgantes, cerveja gelada, bate boca, conflito com os adversários, gritos de gol, sofrimentos, alegrias, surpresas e admirações que esse tal de futebol nos dá!

A primeira referência que Freud faz ao termo “sublimação” foi numa das cartas destinadas à Fliess, especificamente na carta 61. Já, nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, Freud escreveu sobre a sublimação, mencionando a importância da sua construção para a cultura da pessoa. Tal energia, arquiteta-se e projeta-se do uso sexual para outras finalidades.A sublimação de uma pulsão implica que esta possa se satisfazer com os objetos de substituição e também que uma satisfação imaginária ou simbólica possa se igualar com uma satisfação real.

O resultado da sublimação é o desvio da energia libidinal de suas metas originais e investida em realizações culturais, ou em realizações individuais úteis ao grupo social. 
 É em função da sublimação que criamos arte, cultura e ciência. Podemos interpretá-la como uma metamorfose da libido, uma dessexualização. Muitas vezes transformando algo queseria a origem de um sofrimento, na realização de algo relevante e com significado social que produz uma mudança do ser.

O inconsciente manifesta-se pelos atos falhos, sonhos, chistes, lapsos e também pelo ato criativo, dentre eles a arte e o esporte, como o futebol, por meio de um drible, um chute diferenciado, uma “bicicleta”, ou seja, por um lance de criação. Então, constata-se a noção de sublimação, pois acontece uma exteriorização através da troca, pela recognição, pela invenção. A mudança de meta é que constitui o essencial da sublimação, pois a pulsão abandona o seu intento sexual, trocando-o pelo ato de jogar futebol; dando um destino diferente à libido.

O futebol é uma realidade classicamente aceita, na qual, graças à imaginação futebolística, os símbolos e os substitutos são capazes de provocar emoções reais. 
 Pode-se dizer que a maior parte dos grandes feitos ocorridos na história humana só foram possíveis graças à sublimação.
                                                       Luiz Roberto Duncan 
                                                                 Psicanalista

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso