Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

A Arte de Mona Lisa

14/05/2018 às 08h33

Reprodução
A Arte de Mona Lisa
Mona Lisa, ou Gioconda, é considerada a obra cultural mais misteriosa e enigmática do mundo da arte, é a atração mais concorrida do maior museu do mundo, o Louvre, em Paris. Por questões de conservação e segurança, pode ser apreciado apenas através de um cordão que demarca o limite até onde o público pode se aproximar.

  Embora o seu rosto seja um dos mais reconhecidos da história da arte, traz consigo a verdade do desconhecimento sobre a identidade da modelo que posou para Leonardo Da Vinci.

  O olhar penetrante da mulher produz um efeito de ótica que resulta na expressão de que os olhos nos estudam de todos os lados. Olhos nos olhos com os visitantes. Como se Da Vinci tivesse pintado infinitos olhares numa única mulher. Interessante aqui pensar que o olhar toca a fantasia na eterna busca da raridade maior: o desejo.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

  O sorriso de Mona Lisa atrai a atenção de quem o observa. Assim causou diversas leituras e teorias, inspirando textos, músicas e filmes. A mulher que sorri secretamente alcançou o estatuto de figura única e clássica.

  Freud descreve o sorriso de Mona Lisa como fascinante, misterioso, sedutor e ao mesmo tempo frio e distante. Um contraste entre a ternura e a sensualidade. Mona Lisa só poderia ter sido pintada por um homem que tivesse passado pelas experiências infantis que Leonardo da Vinci passou, o que não significa dizer que necessariamente qualquer um que tenha passado por experiências semelhantes viraria um Leonardo da Vinci.

  Freud, no texto "O interesse científico da psicanálise" afirma: "A arte é uma realidade convencionalmente aceita, na qual, graças à ilusão artística, os símbolos e os substitutos são capazes de provocar emoções reais. Assim, a arte constitui um meio caminho entre uma realidade que frustra os desejos e o mundo de desejos realizados da imaginação...”.

  Algo Interessante aconteceu no início do século XX quando uma outra “arte” marcou o mundo das artes: o desaparecimento da Mona Lisa de Leonardo da Vinci em 1911, do Museu do Louvre. Complexo foi compreender como multidões se deslocaram para ir “ver”que não estava lá. O vazio que a arte moderna oferecia. Algo do, eu te olho mas você não pode me ver.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

  O quadro foi recuperado em 1913. Mona Lisa voltou a ser exposta no Louvre no dia 4 de janeiro de 1914, altamente protegida e visitada por milhares de pessoas.

 

                                                           Luiz Roberto Duncan

                                                                  Psicanalista

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

 

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso