Terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Considerações sobre o ciúme

23/11/2019 às 09h07

Considerações sobre o ciúme
Na tese freudiana o ciúme pode ser exposto como parte da estruturação psíquica, como pontua o próprio autor: “se alguém parece não possuí-lo, justifica-se a interferência de que ele experimentou severa repressão e, consequentemente, desempenha um papel ainda maior em sua vida mental inconsciente” (FREUD)

Seguindo o pensamento Freudiano e Lacaniano, o sujeito se ama através do Outro. Todos nós semeamos algum tipo de ciúme. No ciúme considerado patológico ocorre um conflito, fazendo com que o sujeito ame e odeie ao mesmo tempo. É comum dizermos que quem ama cuida. Logicamente, este cuidado é singular a cada um e o ciúme também acompanhará esse pensamento. Quem desenvolve uma intensidade alta de ciúmes se torna incapazde desenvolver um amor fidedigno. Suas relações são compostas por uma forte necessidade narcísica.

 O ciumento pensanas infidelidades, amplifica-as muito, e, assim, as suas ficam tão diminutas que nem as percebe. Segundo Freud, a fidelidade tem um preço que são as constantes tentações à infidelidade. O sujeito obtém alívio dessa pressão e a absolvição da consciência projetando seus próprios impulsos à infidelidade no companheiro a quem deve fidelidade.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O sujeito que está com ciúme possui muitos pensamentos, sensações e comportamentos que muitas vezes podem comprometer a estrutura de uma relação. O medo de ser abandonado, trocado por outro. “O ser, devorado pelo ciúme, arde em profunda tensão, sem poder assumir uma atitude mental solidificada, devido à sua própria insignificância, atingindo graus insuportáveis de desespero e abandono” (FERREIRA-SANTOS)

Para Freud o ciúme normal é um estado emocional que pode ser comparado ao luto, caracterizando-se pelo sofrimento causado pelo pensamento de perder o objeto amado. Surge a verdade de que não se é tão indispensável para o amado como se pensava e que ele sobrevive sem meu amor.  

O sentimento de ciúme se faz presente em todas as relações de casais. Tanto sua ausência quanto sua intensidade aumentada são um problema. Sua presença, em doses moderadas, é testemunho do afeto que fortalece a relação. Os poetas o retratam em seus versos, e, há muito mais entre o amor e o ciúme do que uma cilada. O amor quer liberdade, se você ama, deixe seu amor livre.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                         Luiz Roberto Duncan

                                                               Psicanalista

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso