Segunda-feira, 17 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Estrutura obsessiva

23/03/2019 às 19h07

Reprodução
Estrutura obsessiva
O sujeito com estrutura psíquica onde predomina a obsessão, aparenta ser, no seu dia a dia uma pessoa sem problemas, vivendo uma vida em que geralmente tudo vai bem. É uma pessoa respeitosa, com honradez, educada, mas pobre em relações. Procura viver de forma impessoal, tentando ao máximo eliminar seu desejo geralmente investido em necessidades ou tarefas minuciosamente cumpridas.  O obsessivo, portanto, tenta anular o desejo reduzindo-o a demandas que ele busca realizar solicitamente, enquanto mantém seu desejo como impossível. O desejo é, para ele, tão afetado pela angústia que isso o obriga a transformá-lo em impossibilidade. A sua preocupação tão extensa: com detalhes, regras, listas, ordem, onde o perfeccionismo é a meta principal, o torna incapaz de completar um projeto.

Assim, o pensamento do sujeito obsessivo é abstrato. Os obsessivos se preparam constantemente para o futuro, e esse futuro invade seu presente fazendo-os, muitas vezes, a adotar uma postura miserável quanto a gastos pessoais; o dinheiro é visto como algo que deve ser reservado para catástrofes futuras. Apresentam uma incapacidade de desfazer-se de objetos usados ou inúteis, mesmo quando não têm valor sentimental.

Freud refere-se aos rituais do obsessivo como tendo um valor de uma religião particular. Para ele, são atos mágicos que revelam a onipotência dos pensamentos do sujeito. Dessa maneira, esses sujeitos acreditam em sonhos proféticos, em presságios, na maioria sem importância, mas para eles supervalorizados.  Segundo Freud, "[...] uma das condições da doença é o fato de que a pessoa que obedece a uma compulsão o faz sem compreender-lhe o sentido – ou, pelo menos, o sentido principal".

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 A estrutura neurótica obsessiva é um tipo de estrutura que realiza várias conexões através de pensamentos ritualísticos na tentativa de retirar da consciência algumas representações que foram conflituosas em determinado momento da sua vida. Essas representações trazem consigo fortes ataques de culpa e censura moral. Estes sentimentos são afastados e, em seguida, substituídos por um sistema primário de sintomas. O sucesso dessas defesas permite ao sujeito passar por um período aparentemente saudável. Mas, há um retorno das memórias recalcadas e seus sintomas concomitantes.

Na neurose obsessiva, o sentimento categórico de culpa nos aponta a situação de desamparo que o ego fica exposto, assim, o indivíduo cria uma série de estratégias ou pensamentos obsessivos a fim de lidar com essa situação de forma mais tolerável.O sentimento de culpa na neurose obsessiva traz em si o acionamento de um enfrentamento do ego a tal ataque.

A análise do obsessivo é regida por toda a liberdade que o discurso analítico traz em si, o analista em sua falta-a-ser interpreta escutando o dito, para que ele se diga para além dos ditos.

                                                                Luiz Roberto Duncan

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                                             Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso