Terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Feliz Ano Novo

27/12/2018 às 10h26

Reprodução
Feliz Ano Novo
 “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno”, Rubem Alves.

Chegou mais um fim de ano. Uns celebram, outros são mais quietos, mas há o grupo dos entristecidos. Um grupo que nessa época se fecha, se retrai, fica muito pensativo.

Ficar triste nessa época acontece, acontece mais quando a existência de alguma lembrança traumática bate à porta. Recordações da morte de um ente querido ou uma perda relevante, como separação, demissão e reprovação. Tudo isso pode trazer o sentimento de luto, peculiar a cada um, por essas perdas. E junto a esse luto, vem a noção de tristeza.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Soma-se a isso a exigência de felicidade nesse período. Vende-se isso. E, se tem alguma coisa que é oposta à felicidade é a exigência. A obrigação de ser feliz o tempo todo está virando uma obsessão a ponto de causar angústia, sofre-se também por não querer sofrer. Se as coisas podem ficar ruins de um momento para outro, as ruins também podem ficar boas rapidamente. O legal é aprender os recados da tristeza.

Entristecer não é, necessariamente, deprimir. Depressão é uma patologia. Tristeza é um sentimento que vem principalmente quando a pessoa tem um desgosto, quando ela não consegue realizar algo que queria muito. Todos nós temos momentos tristes. A depressão, enquanto patologia da tristeza, impede que um sujeito siga com sua vida, com suas atividades diárias. Se não elaboramos determinada perda passada, ela irá reaparecer na perda subsequente. Não é ignorando que esses sentimentos deixam de existir. Freud nos ensinou que precisamos recordar e elaborar isso para deixar de repetir de forma inconsciente.

Como diz Christian Dunker “Tome suas decisões em janeiro. Nunca tome uma decisão entre o Natal e o Ano-Novo. Neste tempo entre o fim de um ciclo familiar (Natal) e a renovação individual de nosso desejo (Ano-Novo), esteja preparado para revisitar uma síntese condensada do pior e do melhor de sua própria loucura”.

   Que o ano novo te encontre feliz, pois está na hora de viver o novo, de reinventar a vida.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                               Luiz Roberto Duncan

                                                                      Psicanalista

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso