Quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

O Grande Desconhecido

03/08/2019 às 09h09

O Grande Desconhecido
A perda de alguém que amamos, cujo elo dava sentido à nossa vida e cuja ausência provoca uma fortedor, retira a morte da escuridão, torna verdadeiro o limite da vida.

Morte, “O Grande Desconhecido “, “a mais grave de todas as desgraças”, também chamada por Freud de “o objetivo de toda a vida”, algo de que todos nós devemos ser sabedor. Enfim, “todo mundo deve à natureza uma morte”.Morte significa o fim de uma atividade, como tantas outras pelos quais já passamos.

 Como diz Freud, “no inconsciente cada um de nós está convencido de sua própria imortalidade”. Não há nenhum registro da passagem do tempo; O tempo é atemporal em nosso inconsciente. “Na verdade, é impossível imaginar nossa própria morte, sempre que tentamos fazer isso podemos perceber que estamos de fato ainda presentes como espectadores”

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O homem contemporâneo escamoteia a morte, com certeza, a dificuldade de lidar com a morte, está relacionada com sua incapacidade de lidar com a vida.

O homem atual, massacrado pelo modo de produção, obrigado a exercer funções num ritmo que não lhe pertence, afasta-se cada vez mais de uma boa qualidade de vida. São enormes os níveis de alienação humana no trabalho, no consumo e no lazer.

Por isso, é necessário libertar, no mundo atual, a consciência da morte. Acredito que ao assumir a finitude da vida, podemos sim reavaliar nosso comportamento, nossas escolhas e proceder em uma escala diferente de valores.  Encarar a mortalidade tende a tornar a existência mais significativa.  É sinal de força, de consciência sobre a própria existência.

Se tomamos como valias absolutas o acervo de poder, de fama e bens. A meditação sobre a mortalidade vai interferir nesse pensar, com certeza, outros valores permeados pela dignidade surgirão. E assim, a possibilidade de pensar que vida vivemos!? Genuína ou inautêntica!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

                                    Luiz Roberto Duncan

                                         Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso