Sexta-feira, 19 de julho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

O trágico amor

17/06/2019 às 10h19

O trágico amor
Romeu eJulieta representa um dos maiores clássicos da literatura mundial, é uma tragédia do escritor inglês Willian Shakespeare, escrita no final do século XVI.

Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto.  Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras, uma festa promovida pelo líder dos Capuletos. Romeu, evidentemente, não tinha sido convidado, mas, acreditando estar apaixonado por Rosaline, uma das moças presentes no evento, se oculta sob um disfarce e vai à celebração. Lá ele se depara com Julieta, amor à primeira vista, a imagem da outra garota desaparece de seu coração. Logo depois os dois descobrem que pertencem a famílias que se odeiam.

 Após a festa, Romeu, oculto no jardim, ouve o diálogo de Julieta com as estrelas, durante o qual ela confessa sua paixão. Ele se anima, a procura e se declara.Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido econdenado pela família de ambos, um enamoramento feito de ódio e amor, um amódio, diz-nos (LACAN, 1973). Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, confidente de Romeu. Um amor possível enquanto impossível.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Neste mesmo dia Romeu se envolve em uma briga com o primo de Julieta, Teobaldo, que ao descobrir da ida do Montecchio na festa de seus tios, planeja uma vingança. Romeu não aceita as provocações, mas seu amigo Mercúrio se envolve no conflito, trava um duelo com Teobaldo e é morto por ele.  Romeu, enraivecido, mata Teobaldo.

 O príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.

 O pai de Julieta, que não sabia do casamento da filha com Romeu, a obriga a se casar com Páris, um prometido. O frei a convence a aceitar o matrimônio, mas arma um plano. Pouco antes da cerimônia Julieta deverá ingerir uma poção elaborada por ele; com a ajuda deste preparo ela será considerada morta.

Romeu seria avisado e retornaria para retirá-la do jazigo assim que ela despertasse. Romeu fica sabendo da “morte” de Julieta antes de ser avisado pelo Frei. Descompensado, ele adquire uma poção venenosa e, no mausoléu onde jaz a amada ingere o conteúdo do frasco e morre junto à Julieta. Há sempre um mal-entendido no impossível do amor.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Julieta, ao acordar, se dá conta do acontecido, com o punhal de Romeu, se mata. Os dois são encontrados juntos, mortos, para completo desespero dos familiares. O amor, dos amantes, faz reviver o ódio entre as famílias e, no fim trágico, faz renascer o amor entre as famílias

 E foi assim que esses enamorados entraram para a história, sofridos na paixão, para, através do amor, restaurar a paz em uma cidade.Shakespeare representou o amor como impossível enquanto a si mesmo, contraditoriamente como fator de união e desenvolvimento – assim trágico. Eles tinham quatorze anos, a relação durou três dias e foram mortos pelo amor proibido.

                                                                Luiz Roberto Duncan

                                                                        Psicanalista

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso