Sábado, 25 de janeiro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Homem é esfaqueado após ser suspeito de estuprar adolescente no Parque Aldeia

Um homem, identificado com as iniciais A.O.S., de 50 anos,  suspeito de estuprar uma adolescente, na Rua E, no Conjunto Habitacional do Parque Aldeia, em Campos. Ele foi esfaqueado pela irmã da vítima na manhã deste sábado (25/01). ... continuar lendo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

A Amazônia no coração do mundo e da Igreja

06/10/2019 às 12h13

Divulgação
A Amazônia no coração do mundo e da Igreja
Iniciamos o Sínodo extraordinário da REPAM sobre a Amazônia, buscando novos caminhos de evangelização e de uma ecologia integral. Os dois conceitos, evangelização e ecologia integral, não podem ser separados, pois a evangelização propõe a missão de cuidar a Criação e um novo relacionamento com ela pela conversão cristã, e, igualmente, uma ecologia de veras integral inclui o olhar amoroso de Deus sobre todas as criaturas para plenificá-las e sustentá-las com a sua compaixão misericordiosa.

Trata-se de um Sínodo, isto é, uma Assembléia de Bispos, representantes dos 9 países da REPAM, convidados leigos e leigas, religiosos, que, juntos com o Papa, em espírito sinodal, tratarão de primeiro escutar o grito das florestas e dos rios, das criaturas e, muito especialmente, dos povos indígenas e amazônicos, das cidades e das aldeias nativas.

Não é um encontro de antropólogos e ambientalistas, embora possam assessorar o Sínodo, mas do Povo de Deus, convocado para compartilhar as alegrias e esperanças desta região que é um verdadeiro santuário e manancial da vida. De nenhuma maneira quer se enveredar para assuntos geopolíticos, que possam significar um risco para a soberania do país (que por outra parte interesses atrelando-se ao capital financeiro desejam leiloar), o foco é pastoral e socioambiental na perspectiva do Reino de vida abundante que Jesus veio trazer. A deturpação sobre o sentido e finalidade real do Sínodo, tratando-o como questão de segurança nacional ou de impedir qualquer tipo de desenvolvimento da região, constitui um grave equívoco.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Quer pensar-se, sim, a partir da Encíclica Laudato Si, junto com uma Evangelização Inculturada, num desenvolvimento integral e sustentável que promova a bioindústria, proteja a valiosíssima biodiversidade, e preserve a função deste bioma fundamental para a manutenção equilibrada do clima da terra como bem público, bem como sua contribuição para a integridade do planeta.

Certamente, receberemos deste Sínodo diretrizes sábias e pertinentes, para descobrir caminhos de Igreja que mostrem o rosto colorido, alegre e vibrante das comunidades eclesiais amazônicas a serviço da vida e da florestania, conjugando florestas, cidades, águas, e povos na riquíssima trama deste bioma. Deus seja louvado!

 

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                                                                  Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

                                                                                                               Bispo de Campos (RJ


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso