Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

O caminho da fé, da solidariedade e da paz

21/01/2019 às 09h36

Arquivo/Ururau
O caminho da fé, da solidariedade e da paz
A festa de Santo Amaro a mais importante da baixada campista e patrimônio cultural do Estado Fluminense, faz reavivar e celebrar um significativo e inestimável, legado espiritual, religioso e cultural. Em primeiro lugar nos ensina que a fé para o cristão é um caminho, por isso os cristãos da primeira geração eram conhecidos como “os do caminho “, aqueles que seguiam uma pessoa que consideravam o Caminho. Santo Amaro evoca esta experiência pela longa travessia de Monte Casino a Glandfeuil onde tomou posse da Abadia.

Também por ter caminhado milagrosamente sobre as águas para salvar ao monge Plácido que estava se afogando. Nas duas referências foi a fé e a obediência que promoveram abundantes milagres e sinais portentosos da presença de Deus, curando e salvando. Mas foi igualmente um caminho de solidariedade pois todos os gestos de bondade de Santo Amaro responderam às demandas e necessidades prementes de seus irmãos, já seja restaurando a saúde, recuperando instrumentos de trabalho, ou mesmo socorrendo a pobreza e miséria.

Este empenho de fé e solidariedade tornou-o um homem mediador de paz e reconciliação. Segundo a tradição de São Bento a paz é um construto resultante e consequência da paz e harmonia com Deus, na filiação amorosa, da paz e convívio fraterno com os irmãos criando laços de comunhão e partilha e finalmente de paz com as coisas vivenciando a justiça e equidade colocando os bens a serviço do bem comum.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Por isso esta festa começa com uma caminhada atualizando a travessia e peregrinação de fé de Santo Amaro e termina com uma cavalhada, onde depois de representar o conflito bélico entre mouros e cristãos, ambos na corrida do abraço celebram a paz e a concórdia. Precisamos continuar a trilhar este caminho para fazer acontecer hoje, na planície campista a civilização do amor, da justiça e da misericórdia para construir e edificar uma paz duradoura. Deus seja louvado!

 

                                                                Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

                                                                       Bispo Diocesano de Campos


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso