Sábado, 17 de novembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Corpo em Dia

Leopoldo Soares

Novembro azul : um incentivo a saúde dos homens

05/11/2018 às 08h59

Reprodução
Novembro azul : um incentivo a saúde dos homens
Campanha de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e também de diabetes . O movimento surgiu na Austrália , em 2003 aproveitando as comemorações do Dia Mundial  de combate ao câncer de próstata , dia 17 de novembro. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). São 13.772 casos ao ano e a doença já representa 28,6% dos casos de cânceres no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. O maior problema é que não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce tem sido um grande aliado para a diminuição da mortalidade.

Na intenção de conscientizar a sociedade, em especial os homens, todos os anos no mês de novembro as fachadas de diversas repartições públicas e empresas privadas são iluminadas na cor azul, a fim de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha, denominada de Novembro Azul, a cada ano recebe mais instituições dispostas a difundir a iniciativa, que já é um sucesso mundial.

Como a doença é assintomática (não apresenta sintoma), muitos acabam se descuidando e não dando a devida relevância ao caso. Essa enfermidade é diferente de outros tipos de cânceres, em que aparece algo no corpo, que provoca medo e faz a pessoa ir ao médico. Na maioria das vezes, só há sintoma quando já está muito avançado e aí já pode ser tarde demais

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A situação é preocupante e serve de alerta para todos os homens, sobretudo aqueles que estão na faixa etária acima dos 40 anos. De acordo com o Inca, somente em 2016 e 2017, mais de 61 mil novos casos foram estimados. Um número muito expressivo que não podemos desconsiderar ou simplesmente fechar os olhos para essa realidade e incentivar cada vez mais o homens a prática legal da atividade física junto com o acompanhamento legal do médico.

Para esclarecer as dúvidas que cercam o tema e estimular a população masculina a superar a vergonha e o tabu, a sociedade Brasileira de Urologia elencou alguns mitos e verdades, dos quais destacamos

a) O câncer de próstata é uma doença do idoso: MITO.
Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dessa idade.

b) PSA aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata: MITO.
O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações, como inflamação ou trauma, que não tem nada a ver com câncer. Por isso, a avaliação médica e o toque retal são fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

c) PSA baixo é sinal de que não tenho câncer de próstata: MITO.
Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal, um exame simples e rápido que dura cerca de 10 minutos.

d) Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco: VERDADE.
A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes.

e) O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata: VERDADE.
O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia.
Como médica, sei o quanto é imprescindível realizar exames periódicos. Por isso, demonstre amor a você mesmo: cuide-se logo, pois prevenir é o melhor remédio.
Faço minha a frase da Sociedade Brasileira de Urologia: seja herói da sua saúde

Então, depois dessa leitura vamos procurar um médico para fazer os devidos exames, e também um profissional de Educação física para iniciar os treinos ?

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Bons treinos !!

instagram :@profleopoldosoares


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso