Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Marcello Yakuza e Thiago Freitas

Cultura Maori: muito além das tatuagens

10/10/2018 às 10h24 10/10/2018 às 10h25

Reprodução
Cultura Maori: muito além das tatuagens
No mundo inteiro, a tatuagem Maori representa uma civilização e seus costumes. Se pararmos para pensar nos séculos passados, percebemos o quanto essa cultura relaciona sua história com a arte de tatuar no corpo. O mais interessante desse estilo de tatuagem é que cada desenho era único e tinha como objetivo contar a história de vida de cada um.  A tatuagem Maori não era usada para a arte corporal ou embelezamento.

Os Maoris foram os primeiros exploradores a descobrir a Nova Zelândia. Eles vieram da Polinésia a bordo de canoas, em corajosas e longas jornadas de exploração originárias de outras ilhas do Pacífico Sul. Habitaram a Nova Zelândia por quase 5 séculos, seguindo um estilo de vida nômade e extrativista.

É importante salientar que riqueza da cultura Maori foi transmitida e é conhecida até os nossos dias através dos símbolos Maori, principalmente através das tatuagens, que são consideradas sagradas. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Os Maoris eram tatuados quando adultos, mas também realizavam desenhos no corpo quando já estavam mais velhos. Eles usavam antigas técnicas de tatuagem bastante dolorosas, que cortavam a pele. Essas tatuagens eram feitas com facas e outros instrumentos feitos com dentes de tubarão e pedras afiadas. Eram esculpidas ao invés de puncionadas. As imagens consistiam em figuras curvas que encaixadas entre si formavam um desenho. A cor utilizada era o preto.

Essas tatuagens representavam a posição que cada um tinha na tribo, representavam atos de bravura na guerra e outros feitos importantes, também representavam a família e a árvore genealógica dos membros da tribo.

O curioso é que homens e mulheres da tribo faziam as tatuagens em locais diferentes. Os homens, geralmente faziam no rosto, pernas e bumbum. Já as mulheres, geralmente faziam as tatuagens no queixo, lábios, pescoço e costas. Em tempos modernos, esse tipo de tatuagem normalmente é feita nos braços.

O ato de se tatuar para os Maoris era tão importante, que virava motivo para festas do mais alto grau de manifestação cultural. Os membros festejavam e dançavam e um deles ganhava um presente, a “Peah” que é uma espécie de e troféu por merecimento em forma de tatuagem.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Nos dias de hoje, os artistas trocaram o martelo e o cinzel pelas máquinas de tatuar; a tecnologia tornou a arte maori mais acessível para artistas nacionais e internacionais. A tradicional tatuagem maori não é um adorno.

Os desenhos mais procurados e escolhidos no estilo maori atualmente são aqueles que representam sentimentos ou princípios de conduta e qualidades, tais como perda, coragem e bravura. São desenhos complexos e ricos em detalhes.

Thiago Freitas 

 

 


Galeria de imagens (3)

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso