Terça-feira, 25 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Marcello Yakuza e Thiago Freitas

O que devo fazer antes, durante e depois de uma tattoo?

22/05/2019 às 09h33

Reprodução
O que devo fazer antes, durante e depois de uma tattoo?
Fazer uma tatuagem é uma decisão muito importante, pois além de ser um procedimento definitivo é um procedimento incisivo e que pode ser prejudicial à saúde, colocando também em risco a qualidade da tatuagem.

Os cuidados pós-tatuagem são muito importantes, porém, os cuidados pré-tatuagem também precisam ser levados em consideração. É sempre indicado meses antes do procedimento, o cliente cuidar da pele, evitar exposição ao sol, caso necessário usar protetor solar, hidratar a pele, dormir bem na noite anterior ao procedimento e se alimentar adequadamente no dia da tatuagem.

Durante o procedimento da tatuagem, é ideal manter-se calmo e tranquilo, de forma que não atrapalhe o trabalho do tatuador para não interferir no resultado. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não usar nenhuma pomada anestésica sem o consentimento do tatuador. Seguindo esses cuidados básicos, podem ser evitados inúmeros problemas durante o processo de suatattoo.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Logo após o procedimento, o ideal é seguir todos os conselhos do profissional. A tatuagem é uma ferida aberta e, dessa forma, deve ser muito bem tratada. No primeiro momento, a pele encontra-se bastante agredida, existindo um elevado risco de infecção. A higienização é de extrema importância e precisa ser realizada periodicamente. O primeiro procedimento de higienização acontece dentro do estúdio, onde o profissional irá limpar a tatuagem, lavando com água e secando bem a pele com papel-toalha, sem esfregar. Logo em seguida, uma fina camada de vaselina é aplicada e é utilizado o plástico film para proteger a tattoo. Esse é (ou deveria ser) o procedimento padrão em todos os estúdios.

É recomendado utilizar o plástico film por no máximo 2 horas logo após o procedimento, mantendo assim a pele úmida e evitando qualquer contaminação por bactéria. Após esse tempo, deve-se higienizar a pele com uma leve espuma de sabonete antibacteriano (o ideal é não utilizar o sabonete diretamente na pele) e água corrente, de preferência em temperatura ambiente. Deve-se evitar usar esponjas ou algum tipo de pano no local tatuado.

Após a limpeza, removendo todo resto de sangue, células mortas e excesso de pomada, devemos secar a área tatuada.  O ideal é secar com papel toalha, pois mesmo utilizando uma toalha de tecido limpa, corre-se o risco das fibras do tecido agarrarem na ferida e atrapalhar o processo de cicatrização. Ao secar a tattoo, deve-se secar apalpando a pele e não arrastando, de forma delicada para não machucar ainda mais o local tatuado.

Os dois primeiros dias da cicatrização são de extrema importância, pois nesse período o corpo ainda está soltando secreções e eliminando o excesso de tinta. Um dos grandes problemas durante a cicatrização é quando a secreção seca, formando aquelas casquinhas de machucado, atrapalhando muito a qualidade do pigmento e a textura da pele, podendo até formar cicatrizes hipertróficas.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Após todos esses procedimentos, é aconselhável passar pomadas que estimulem a cicatrização da pele. O ideal é deixar a tattoo 24 horas hidratada com a pomada, lavando inúmeras vezes no intuito de não deixar a secreção secar.

Atualmente, temos inúmeras pomadas cicatrizantes, daquelas mais utilizadas como a Bepantol e Nebacetin, até as próprias para tatuagens. As pomadas devem ser utilizada por todo período inicial da cicatrização, que dura por aproximadamente 2 semanas, passando sempre uma camada bem fina.

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele deve ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continue bem definido e a cor se mantenha por mais tempo. Assim, alguns cuidados importantes incluem:

  • Passar um creme hidratante todos os dias;
  • Passar protetor solar sempre que a pele tatuada precisar ser exposta ao sol;
  • Evitar pancadas ou cortes na região da tatuagem;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia.
Além disso, ter um estilo de vida saudável e fazer uma alimentação equilibrada também ajuda a garantir a saúde da pele e, por isso, permite que a tatuagem se mantenha sempre bonita.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

THIAGO FREITAS TATUAGEM

FACEBOOK: https://pt-br.facebook.com/thiagofreitastatuagem

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiagofreitastatuagem


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso