Terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Marcello Yakuza e Thiago Freitas

Tatau: a etimologia da tattoo 

26/12/2018 às 11h20

Divulgação
Os ?tufuga ta tatau? (como se chamavam os mestres tatuadores de lá) usavam ferramentas feitas à mão
A origem da arte de marcar a pele com tinta é milenar, mas você sabia que a palavra  tattoo  (tatuagem, ou tatu) surgiu há muito menos tempo?

No século XVIII, um navegador e cartógrafo inglês chamado James Cook liderou uma expedição à Polinésia, onde encontrou uma cultura que registrava na pele desenhos geométricos elaborados que às vezes cobriam todo o corpo.

Os “tufuga ta tatau” (como se chamavam os mestres tatuadores de lá) usavam ferramentas feitas à mão, parecidas com pentes feitos de ossos e cascos de tartaruga, e um pequeno martelo de madeira, em uma cerimônia ritualística, auxiliado por dois aprendizes.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O processo era assim: os aprendizes esticavam a pele e a limpavam, enquanto o mestre batia com o martelete de madeira no outro instrumento, e a sua parte serrilhada perfurava a pele, deste modo a marcando com a tinta feita de fuligem.

Os nativos chamavam este processo de “tatau”, que significa “bater”. Mas há também aqueles que dizem que esta palavra é uma onomatopeia referente ao som que os artefatos faziam: ta-ta-ta-ta-ta.

É aí que entra o James Cook. Ao testemunhar o ritual, ele o chamou de tattoo, como falamos até hoje, sem sequer imaginar que influenciaria vários idiomas e culturas.


Galeria de imagens (2)

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso