Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escritor mineiro, radicado em Campos há mais de 30 anos, Marcus Filgueiras lança o livro ''Petrópolis e outros relatos''

07/08/2018 às 11h33

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Marcus Vinicius Filgueiras Júnior, 50 anos, é natural de Carangola, Minas Gerais e radicado em Campos há mais de 30 anos / Foto: Divulgação

“Viajar é trocar a roupa da alma”, diz o poeta Mario Quintana. E estes momentos de mudança interior que estão relatados em “Petrópolis e outros relatos”, primeira obra ficcional do escritor Marcus Filgueiras. O livro será lançado no próximo dia 27 de agosto, às 19h, na Academia Campista de Letras (ACL) – situada na Praça Nilo Peçanha (Avenida Doutor Nilo Peçanha, s/nº, Jardim São Benedito).

“Petrópolis e outros relatos” traz uma série de contos ocorridos em cidades por onde o autor já viveu ou visitou. As viagens são tanto nas almas dos personagens, quanto por paisagens e locais vividos por eles. O texto principal é a novela “Petrópolis”. Marcus conta que as primeiras anotações vieram ainda nos últimos dias de 2008, quando passeava na cidade pela qual nutre verdadeira paixão. Daí surgiu um romance, mais tarde convertido em novela, com uma deliciosa viagem por ruas da chamada Cidade Imperial.

O escritor diz, também, que relutou em publicar o livro. A decisão ocorreu em Sevilha, através de uma conversa por internet com o amigo Bruno Lindolfo, que estava no Brasil e havia lido seus textos. Questionado, Marcus disse que não publicava por “estar em busca de sua própria linguagem”. A mesma resposta havia sido dada ao escritor campista João Alvarenga, que também havia opinado pela publicação.

“Na realidade, tinha (e ainda tenho), medo de me sentir nu, com a alma exposta. Mesmo sendo personagens de ficção, eles trazem meu DNA, minha identidade. Mas, consegui me libertar destas amarras, e levar os leitores nestas minhas viagens”, diz o autor.

O ESCRITOR

Marcus Vinicius Filgueiras Júnior, 50 anos, é natural de Carangola, Minas Gerais, radicado em Campos dos Goytacazes há mais de 30 anos. Advogado e professor de Direito, é autor de livros e artigos científicos em sua área de atuação.

Estreou a literatura de ficção através do conto “O perfume de Abigail”, em 2014, que compôs a coletânea dos textos premiados no concurso promovido pelo município de Araçatuba, em São Paulo. O texto é um dos que compõem “Petrópolis e outros relatos”.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes