Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sesc RJ promove atrações culturais gratuitas durante o IX Festival Aberto de Poesia Falada de São Fidélis

17/10/2018 às 15h07 17/10/2018 às 15h12

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As atividades acontecem na unidade Sesc Campos e na Praça de São Fidélis, entre os dias 23 e 26 de outubro / Foto: Reprodução

O Sesc RJ em Campos promove diversas atrações culturais gratuitas durante a Semana da Poesia em São Fidélis, município reconhecido como Cidade Poema. O evento, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, reúne dois festivais realizados pela Prefeitura Municipal de São Fidélis, por meio das Secretarias de Educação e Cultura: o IX Festival Aberto de Poesia Falada de São Fidélis,voltado para artistas de todo o país, e o IV Festival Estudantil de Poesia Falada, direcionado a alunos das redes de ensino municipais. As atividades do Sesc RJ serão oferecidas ao público de todas as idades até o dia 26, na Praça Guilherme Tito de Azevedo.  

Iniciado ainda na década de 80, o Festival Aberto de Poesia Falada de São Fidélis celebra o encontro de poetas de todo o país e artistas das mais diferentes linguagens: dança, música, teatro, além de contadores de história, escritores, feirantes de livros e artesãos. E, o Festival Estudantil permite a perpetuação dessa tradição cultural pelas novas gerações.

Atividades Sesc RJ

Quem abre a programação cultural do Sesc RJ é o cantor Leoni, na terça, dia 23. No dia 24, as atividades começam cedo, a partir das 9h30, com Oficina de Poesia. A atração será um sarau de poesia falada, em formato poetry slam, uma competição entre poetas originada na Chicago dos anos 80’s, com o poeta Marc Smith, em que são recitadas poesias autorais, geralmente julgadas por um júri escolhido aleatoriamente, sempre com o intuito de popularizar a arte.

A extensa programação ao longo do dia inclui Contação de Histórias sobre Rio São Francisco, na pessoa do Velho Chico, com o artista Edmilson Santini; Oficina de Graffiti; Intervenção Chuva de Versos, com o grupo Poesia Viral abordando passantes com um inusitado guarda-chuva, de onde saem versos poéticos; apresentação teatral Folia de Reis; o espetáculo Conta Cordel, também com o Poesia Viral; e, exibição de filmes voltados para crianças e adolescentes da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada.

No dia 25, o dia começa com um programa de incentivo à leitura de Grandes Poetas Brasileiros que abrange espetáculo, roda de leitura e oficina de escrita. Em seguida, Cia. Tricreart, fará intervenções artísticas e literárias Canto Contado, citando trechos de poemas nos ouvidos dos participantes. A programação continua com Leitura Dramatizada de Cordéis, Sussurros Poéticos e com a apresentação teatral Roda de Criança – Viajando pelo Brasil, um espetáculo infantil que celebra festas, ritmo e danças da Cultura Popular Brasileira utilizando bonecos como Boi Barnabé, Curupira, Guará e Jaraguá.

O último dia de atividades do Sesc RJ (26), terá a leitura dramatizada pela Cia. Canto da Viração, O Brincante de Guimarães Rosa e a Contação de Histórias sobre O Mundo da Mari de Faz de Conta, com sapo falante, princesa destemida, borboletas sonhadoras e muitos outros personagens saltarão das páginas dos livros infantis para o imaginário das crianças.

À tarde, além da Intervenção Poética Canto da Viração, com poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar e João Guimarães Rosa, e da oficina de Graffiti, será oferecida oficina de flauta, Prática de Conjunto, com o músico Antônio Rocha, que encerra a programação com um repertório popular (choro) e música clássica (sacra).

Confira a programação:

Festival de Poesia – Sesc RJ

De 23 a 26 de outubro

Praça Guilherme Tito de Azevedo, s/n, Centro - São Fidélis

PARA FOTOS CLIQUE AQUI

Terça, dia 23

22h - Show Leoni

Quarta, dia 24

9h30 - Oficina de Poesia – “Tagarela”

10h30 - Contação de Histórias, com Edmilson Santini

15h - Oficina de Graffiti (inscrições até às 18h)

15h30 - Intervenção Chuva de Versos, com o grupo Poesia Viral

18h - Apresentação Folia de Reis

19h - Espetáculo Conta Cordel, com o grupo Poesia Viral

20h30 – Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada

Quinta, dia 25

9h30 - Programa de Incentivo à Leitura: Grandes Poetas Brasileiros (espetáculo, roda de leitura e oficina de escrita), com o grupo Poesia Viral

10h30 - Canto Contado, com Cia. Tricreart

14h30 - Intervenção Poética Artística – Leitura Dramatizada de Cordéis

15h - Oficina de Graffiti (inscrições até às 18h)

15h30 - Intervenção Sussurros Poéticos, com Cia. Tricreart

18h - Apresentação Roda de Criança

Sexta, dia 26

9h30 - Leitura Dramatizada O Brincante de Guimarães Rosa, com Canto da Viração

10h30 - Contação de Histórias - O Mundo da Mari de Faz de Conta

14h30 - Oficina de Prática de Conjunto, com Antonio Rocha

15h - Oficina de Graffiti (inscrições até às 18h)

15h30 - Intervenção - Canto da Viração

18h – Apresentação musical com Antonio Rocha

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes