Campos incentiva melhoramento genético do rebanho leiteiro

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Campos incentiva melhoramento genético do rebanho leiteiro

Facebook Whatsapp Twitter Google+

06/09/2019 às 15h53

Supcom
500 bezerros já nasceram através desta técnica.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O fortalecimento da economia de Campos passa pela valorização da agricultura e pecuária, principais vocações do município, com geração de renda para os pequenos produtores rurais. Para impulsionar o desenvolvimento nestas áreas, a Prefeitura de Campos oferece incentivos, como: preparação do solo, melhoramento de estradas para escoamento de produção, armazenamento de leite e melhoramento genético do rebanho, além de financiamento através do Fundecam Agricultura Familiar.

Nesta semana, o secretário municipal de Agricultura, Robson Vieira, e o subsecretário, Evandro Ferraz, estiveram em Santa Maria, na região norte do município, visitando uma das propriedades que receberam o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro. O programa é desenvolvido em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac) e foi iniciado em setembro de 2018. Cerca de 700 animais de pequenos produtores da Agricultura Familiar já foram inseminados, gerando 500 bezerros.

O trabalho é feito pelo técnico de inseminação da Secretaria Municipal de Agricultura e os embriões da raça Girolando, doados pela Aprusmac. Além de incentivar o aperfeiçoamento genético do rebanho, o programa aumenta a renda do produtor rural e, com isso, auxilia em sua permanência no campo. Já foram contempladas as localidades de Pedra Lisa, Mata da Cruz, Morro do Coco, Santa Bárbara, Garrafão, Santo Eduardo, Espírito Santinho, Murundu e adjacências.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Segundo o secretário, o programa será ampliado para prestar melhor atendimento em outras localidades do interior do município, após a capacitação de técnicos inseminadores.

- Realizamos essa parceria pensando no pequeno produtor, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos. Atualmente o sêmen é doado pela Aprusmac, mas estamos trabalhando para realizar todo esse processo por completo. É um trabalho muito importante para o produtor rural da agricultura familiar, pois, com o melhoramento genético dos bovinos, há o aumento na produção e na qualidade do leite. O governo Rafael Diniz trabalha para semear o futuro — destacou Robson Vieira.

Um dos fundadores da Aprusmac, Sebastião da Silva diz que a oportunidade da realização do programa por meio da parceria com a Prefeitura de Campos trouxe satisfação aos produtores rurais. “O trabalho é feito no cio natural, pois assim o índice prenhez é mais alto, chegando a 70% em garantia. Os produtores da região que receberam o programa estão satisfeitos e ansiosos para o crescimento dos bezerros para agregação em sua renda familiar”.

Fonte: Supcom


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso