Quarto polo do Tomatec será implantado nesta terça no Carvão

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Quarto polo do Tomatec será implantado nesta terça no Carvão

Facebook Whatsapp Twitter Google+

30/07/2018 às 10h33 30/07/2018 às 15h47

Supcom
Em Campos, o Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e faz parte do programa ?Caravana Campos para Além dos Royalties?

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O quarto e último plantio do ano, dentro do projeto Tomatec será nesta terça-feira (31/07), em uma propriedade localizada na região do Carvão, na Baixada Campista.  O novo polo do Tomatec estará em uma propriedade de 720m² e vai contar com mil pés do fruto do tipo italiano. O local fica sob o comando do produtor Luis Fernando Silva. 

A propriedade possui uma característica particular, que é a maior em quantidade de ferro na composição da água. Por este motivo, o pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Frederico Veiga, apresentou um modelo alternativo de filtragem, para que pudesse ser implementado. Após análise da água e solo, que é uma ação inicial no projeto, foi implantado um sistema alternativo de tratamento da água e redução da presença da substância. 

No processo de filtragem, a água é bombeada do poço para um sistema elevatório denominado "chapéu chinês" e transmitida para uma caixa de mil litros, onde funciona um filtro contendo camadas de carvão areia e brita, que caracteriza o processo primário de filtragem. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 Após esse processo, a água passa para um sistema secundário com filtro de eliminação de impurezas e segue para o processo seguir, de fertirrigação por gotejamento, alimentando todas as linhas de produção do tomate.

O Tomatec é um projeto idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e visa a produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção e redução de resíduos tóxicos.

 O projeto em Campos tem parceria com a UFRRJ, Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte e apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca). 

Em Campos, o Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e faz parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que visa reduzir a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo, através da valorização das vocações locais e geração de empregos e distribuição de renda dentro do próprio município.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

" O programa faz parte de uma das estratégias de fomento à agricultura, que é a nossa principal vocação econômica, gerando renda no campo e aumentando a produção de alimentos no município. Com este plantio, encerramos a etapa de 2018 e a partir de 2019 teremos a ampliação do programa para outras regiões em razão dos resultados positivos alcançados, tanto na produção quanto na procura por parte de agricultores” pontua Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca. 

Outros plantios — O primeiro plantio do Tomatec aconteceu em abril, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do Centro e já está em fase de colheita. O segundo polo, iniciado em junho, fica no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. E o terceiro polo na região de Campo de Areia, também na Baixada Campista, que deu início às atividades na última semana.

Fonte: Supcom


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso