Terça-feira, 30 de abril de 2024

Rio Rural é selecionado pela FAO entre iniciativas mais inovadoras para o desenvolvimento rural

21/08/2018 às 10h26 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O Rio Rural realiza ações de desenvolvimento sustentável na zona rural do estado do Rio de Janeiro / Foto: Jornal A Voz da Serra

O Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura em parceria com o Banco Mundial, está entre as doze iniciativas mais inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável da América Latina e Caribe, pela FAO (Organização de Agricultura e Alimento das Nações Unidas).

O resultado, divulgado na última sexta-feira (17/08), avaliou 242 iniciativas apresentadas, onde o programa do governo do Rio de Janeiro se destacou pelo fortalecimento das comunidades rurais através de incentivos financeiros, proporcionando o desenvolvimento local com equilíbrio econômico, social e ambiental.

Desta maneira, as comunidades rurais em 373 microbacias hidrográficas incentivadas pelo programa em 77 municípios fluminenses se tornam as verdadeiras protagonistas, passando a gerir  suas próprias demandas e soluções.

O comitê de avaliação, formado por especialistas da FAO, do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), do Fundo de Inovação Social do Chile (FIS) e da Comissão Econômica da América Latina e Caribe (CEPAL), selecionou os 12 vencedores.

Programa Rio Rural

O Rio Rural realiza ações de desenvolvimento sustentável na zona rural do estado do Rio de Janeiro, tendo o agricultor familiar como principal aliado no processo de gestão dos recursos naturais e produção sustentável. Desenvolvido pela secretaria estadual de Agricultura, por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, e executado pela Emater-Rio, o programa estimula a organização social nas comunidades existentes nas microbacias hidrográficas e oferece apoio técnico e financeiro aos agricultores para aumento da renda no campo e melhoria das práticas agrícolas e ambientais.

Até o final de 2018, o programa terá investido o total de US$ 152 milhões em ações para a melhoria das práticas agrícolas no estado. Através do apoio ao empreendedorismo das comunidades rurais, insere a Agricultura fluminense na economia verde, contribuindo para a geração de empregos, segurança alimentar e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes