Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Associação fará campanha no Dia Mundial de Combate à Aids

30/11/2018 às 09h19 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A partir das 9h os portões da Casa estarão abertos para visitação e recebimento de doação / Foto: Arquivo/Ururau

Neste sábado (01/12), Dia Mundial de Combate à Aids, a Associação Irmãos da Solidariedade, em Campos, a primeira casa de apoio do país e, atualmente, a terceira, vai desenvolver ação em área territorial onde está localizada, no bairro Jardim Carioca, em Guarus.

O dia também marca o início da campanha do governo federal, o "Dezembro Vermelho", de conscientização e combate à Aids. A fundadora e presidente da entidade, Fátima Castro, destaca que a campanha, embora importante e necessária, ainda é pequena em relação à epidemia nacional, que cresce durante todo o ano. Fátima destaca que, por enquanto, o único remédio que combate o vírus, que é a camisinha, sequer é propangada e distribuída como devia, além de ter um custo alto.

“ Principalmente a camisinha feminina, que pode dar autonomia à mulher e ser usada até mesmo se o companheiro não quiser. O governo, lá atrás, distribuiu algumas e depois parou. Há anos que a gente não recebe. Sem contar que, mesmo se a mulher quiser comprar, algumas não podem, porque é bem mais cara do que a camisinha masculina, muito acima da realidade da maioria que quer e precisa usar” - explica Fátima Castro.

De acordo com o Programa das Nações Unidas que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à Aids (UNAIDS), somente no ano passado surgiram quase 2 milhões de novos casos de pessoas infectadas pelo HIV, incluindo crianças, jovens e adultos até a terceira idade. Fátima explica que os números mudam muito, um determinado período a incidência está entre jovens, depois adultos, terceira idade e outros. 

“ O que eu sei é que a nossa Casa nunca está com poucos pacientes. Hoje mesmo está com sua capacidade máxima, de 42 leitos, ocupada. É um ciclo muito grande, mas as condições aqui sempre são as mesmas, ou seja, pessoas sem condições financeiras, sem família, à margem da sociedade, discriminadas, abandonadas”- acrescenta a presidente da entidade.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 9h os portões da Casa estarão abertos para visitação e recebimento de doação. Alguns pacientes também estarão prontos a conversar e bater um papo com as pessoas que quiserem tirar dúvidas sobre o assunto. Haverá distribuição de preservativo masculino, não só no local, mas também no bairro Jardim Carioca, com abordagem dos profissionais da Casa, com conscientização sobre a doença.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes