Tomate é fruta ou legume? Veja calorias e benefícios

Facebook Whatsapp Twitter
Quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Operação Torquinete deflagrada nesta quinta-feira em São Francisco de Itabapoana

Foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (21/11) uma operação conjunta do GAECO, PCERJ e PMERJ em São Francisco de Itabapoana. Foram empregadas na ação quatro viaturas da Polícia Militar, duas da Polícia Civil e duas do GAP.  ... continuar lendo

Saúde

Tomate é fruta ou legume? Veja calorias e benefícios

Facebook Whatsapp Twitter

07/11/2019 às 12h04 Naíza de Souza (Estagiária)

Tomate é fruta ou legume?

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

Comum na culinária italiana, o tomate, na verdade, é originário da América Latina. Quando foi encontrado e utilizado pelos europeus, foi considerado venenoso graças à combinação do líquido ácido com o estanho, comum na prataria da época. Isso acabava realmente deixando o alimento tóxico e causando mortes. Já nos tempos atuais, esse alimento não é mais um perigo e traz, inclusive, muitos benefícios dentro de uma dieta balanceada.

O que é tomate? Veja nutrientes
O tomate é uma fruta salgada vermelha, considerada como tal por conter sementes. A nutricionista Isabella Marin explica que ele é composto predominantemente por licopeno, colina, ácido fólico, betacarotenos, luteína e ácido alfa-lipóico. Além disso, é muito rico em Vitamina A, complexo B e C, potássio e cálcio.

Benefícios do tomate
Confira lista de benefícios que consumir tomate podem trazer para a sua vida, de acordo com as nutricionistas Isabella Marin e Roberta Thawana:
•    Auxilia na visão
•    Proteção solar
•    Melhora a pele e cabelo
•    Auxilia a saúde dos ossos
•    Controla a glicemia
•    Combate alguns tipos de câncer (em estudo)

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

1.Auxilia na visão
Por conta da Vitamina A, que protege a córnea, o tomate pode ser um aliado da visão. Quando o corpo possui baixa dessa vitamina, a pessoa pode ter dificuldades grandes de enxergar em ambientes com pouca luz.

2.Proteção solar
O licopeno é uma das principais substâncias dentro do tomate e age a favor da pele, protegendo o corpo dos raios solares.

3.Melhora a pele e cabelo
Além da proteção solar, os tomates também ajudam a deixar a pele saudável, diminuindo a acne e promovendo a redução de manchas e erupções na pele. A presença das vitaminas também evita o envelhecimento da pele por conta dos seus efeitos antioxidantes.

4.Auxilia a saúde dos ossos
Os tomates são extremamente benéficos para a saúde óssea, já que contêm um porte considerável de vitaminas e cálcio, auxiliando na redução de osteoporose.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

5.Controla a glicemia
O cromo é outro elemento importante presente na composição do tomate e está associado à redução da taxa de glicemia. Ou seja, controle dos níveis de açúcar no sangue.

6.Combate câncer (em estudo)
Segundo estudos, o tomate auxilia na redução das chances de câncer de próstata, pulmão e estômago. No entanto, outros artigos já associaram o consumo das sementes a problemas renais.

Comer tomate engorda ou não?
Qualquer alimento em excesso pode fazer mal ao organismo e pode sim causar o ganho de peso inadequado. Porém, o tomate tem baixa caloria, portanto, só precisa ser ingerido da forma e na quantidade correta.
Inclusive, o tomate auxilia no emagrecimento, porque tem um baixo teor calórico, podendo ser consumido de uma forma mais abundante, entretanto, com moderação. Existem estudos que verificam seu poder termogênico sobre o nosso organismo, mas nada confirmado ainda.

Calorias do tomate
De acordo com a nutricionista Isabella Marin, os tomates possuem uma quantidade de calorias reduzida: são apenas cerca de 33 Kcal em uma unidade grande. Segundo ela, as calorias do tomate podem variar muito pouco de um tipo para outro, exceto os "superalimentos".
O único caso diferente é o do tomate seco, que é extremamente calórico. Isso porque ele leva, em média, a cada 100g de tomate seco, 800 Kcal.

Fonte: Minha vida

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso