 22/12/2024 às 14h20
 22/12/2024 às 14h20 
                  Igor Azeredo
 Igor Azeredo 
            Um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22/12). Todos os nove ocupantes morreram, de acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria por ter inalado fumaça, segundo o Corpo de Bombeiros.
A aeronave saiu do Aeroclube de Canela, município próximo a Gramado, e seguiria a Jundiaí, no interior de São Paulo. Chovia e havia neblina no momento do acidente.
A Secretaria da Segurança Pública gaúcha divulgou que “o avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois com o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis”. Os destroços também atingiram uma pousada na Avenida das Hortênsias.
A Brigada Militar isolou o local, onde as forças de segurança ainda realizam o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso. Bombeiros apagaram o incêndio causado pela explosão.
Equipes de Canoas (RS) do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionadas para acompanhar as investigações e apurar as causas da queda.
Aeronave estava regular
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava em “situação normal”, mas não tinha autorização para operar como táxi aéreo.
O avião tinha capacidade de suportar até 5.466 Kg. Não se sabe, até o momento, se o avião privado tinha como passageiros familiares do proprietário ou se havia sido usado como táxi por terceiros.
Explosão e loja vazia
Uma mulher que estava perto do local do acidente relatou “muita fumaça e cheiro muito forte de querosene”. De acordo com a testemunha, a queda causou uma “onda de choque”. “O choque da explosão foi tão forte que até os vidros da Localiza explodiram”, contou.
A loja atingida pelo avião, a Boutique do Móvel, estava vazia, e ninguém ficou ferido, segundo postagem da empresa no Instagram.
“Caros clientes, fornecedores e amigos, informamos que uma aeronave de pequeno porte caiu sobre a nossa loja, na filial de Gramado (RS). Não havia nenhum funcionário no momento. Estão todos bem, apesar do enorme susto. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares das vítimas envolvidas nessa tragédia”, disse.
Lula, Leite e ministro lamentam
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o acidente. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação”, disse em publicação no X.
“A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, acrescentou.
Também no X, Eduardo Leite informou que estava “com todo o efetivo do município e de Canelas mobilizado para atender à ocorrência”, disse. “No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender às vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, acrescentou.
Horas depois, já em Gramado, o governador gaúcho gravou um vídeo em que afirma que o prédio atingido “está com muita instabilidade”. “[É] um trabalho que demanda muito cuidado e muita cautela para a remoção da estrutura da aeronave, evitando colapso e estabilizando a área que está com muita instabilidade do prédio que foi atingido. Maquinários estão sendo deslocados para fazer a remoção da aeronave e dos corpos”, declarou Leite.
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que é gaúcho, disse no X ter recebido a informação sobre o acidente. “Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado.”
O movimento turístico na cidade é grande no fim do ano, principalmente por causa do Natal. Nessa época, as lojas e pousadas costumam iluminar e enfeitar suas fachadas com adornos natalinos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou, pela primeira vez, um acordo para restituir cobranças indevidas em empréstimos consignados. O termo de compromisso assinado com o Banco BMG prevê...
Equipes do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), unidade do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), realizavam patrulhamento no bairro Campo Alegre, em Santo Antônio de Pádua, quando abordaram...
Subiu para duas vítimas fatais o número de mortos no grave acidente entre uma van e um caminhão ocorrido na BR-101, em Campos dos Goytacazes (RJ). A mulher de 54...
O projeto “Vias Verdes” segue avançando em Campos dos Goytacazes (RJ) com o plantio de novas mudas e a substituição das que não resistiram ao processo inicial de arborização. A...
O concurso da Polícia Penal do Rio de Janeiro foi oficialmente retomado após meses de suspensão. A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP-RJ) republicou nesta quinta-feira (31) os resultados finais da...
 
            Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
