Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula por faixas ofensivas

Hang deve pagar indenização a Lula por faixas ofensivas

31/10/2025 às 14h26 31/10/2025 às 14h26 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Tribunal de SC condena Luciano Hang por ataques a Lula / Foto: Montagem Ururau

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, pague R$ 33.333,33 de indenização por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão ocorreu após Hang patrocinar faixas exibidas por aviões nas praias de Santa Catarina durante o verão de 2019/2020, com mensagens consideradas ofensivas, como “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro” e “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”.

O processo foi iniciado em 2019, depois que Lula, recém-saído da prisão, ajuizou ação contra o empresário na 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes. Embora a primeira instância tenha negado o pedido, o recurso foi analisado pela 1ª Câmara Civil do TJSC, que julgou a favor do presidente de forma unânime.

Segundo o desembargador Flavio Andre Paz de Brum, os termos utilizados por Hang tinham caráter depreciativo e ofensivo, ultrapassando os limites da liberdade de expressão. “Não obstante o autor seja pessoa pública, tarimbada politicamente, não significa que esteja imune à ofensa moral”, destacou o magistrado. A decisão reforça que a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para discurso de ódio ou humilhação pública.

Hang ainda pode recorrer da decisão, mas a condenação representa uma reafirmação do princípio de proteção à honra e dignidade, mesmo de figuras públicas, no contexto jurídico brasileiro.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes