 30/10/2025 às 17h37
 30/10/2025 às 17h37 
                  Igor Azeredo
 Igor Azeredo 
            O Porto do Açu e a IKM Testing, do grupo norueguês IKM, assinaram nesta quarta-feira (29), na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, um acordo para a criação de um consórcio entre as empresas voltado à oferta de serviços na área de descomissionamento.
O objetivo é fornecer serviços de limpeza e descontaminação de plataformas e outras unidades offshore no complexo portuário-industrial localizado em São João da Barra.
O consórcio é uma evolução do memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) firmado entre as duas companhias em maio deste ano.
"Buscamos parcerias estratégicas para complementar as atividades que já oferecemos no Açu, como o acostamento temporário de plataformas. Estamos nos preparando para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil”, explica Vinicius Patel, diretor de administração portuária do Porto do Açu.
“A IKM Testing desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do hub de descomissionamento, aportando sua ampla expertise técnica em projetos de descontaminação e neutralização de NORM, com mais de 35 operações realizadas no Mar do Norte e no Brasil. Incorporamos ao projeto nossos valores de segurança e as melhores práticas ESG, reafirmando o compromisso de tornar essa iniciativa sustentável e eficiente. Junto ao Porto do Açu e a toda a cadeia produtiva, somamos esforços para fortalecer a economia circular no setor de óleo e gás brasileiro”, destaca Alexandre Villanova, Diretor da IKM Testing Brasil.
Além do acostamento, o Porto pretende oferecer serviços de apoio e do pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas. Atualmente, o Porto do Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente mais de 3 unidades offshore/embarcações em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.
Entre os diferenciais do empreendimento estão a proximidade com a Bacia de Campos, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustações (como o coral-sol), presença de um centro de controle unificado para gestão de riscos e emergências e integração com a logística de sucata existente no país.
 
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