Domingo, 10 de maio de 2026
Cidades

Dia do Índio: Alunos do IFF criam história em quadrinhos sobre os índios Goitacá

19/04/2020 às 11h06

O objetivo do trabalho é resgatar o interesse das pessoas em conhecerem sobre os índios. / Foto: Arquivo pessoal

Os alunos Alex Braga, Christian Cordeiro e Willian Correia do curso de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense (Campus- Centro) desenvolveram um projeto de trabalho de conclusão de curso (TCC) de maneira bem divertida e saudosa. A idéia da história em quadrinhos (HQ) surgiu com o objetivo de resgatar o interesse das pessoas em conhecerem a história sobre os índios Goitacá, os indígenas que habitaram na nossa região.

Os desenhos estão por conta de Christian Cordeiro, roteiro com Willian Correia e arte final por Alex Braga. Eles desenvolveram a história em quadrinhos com uma narrativa do gênero realismo contando a história dos índios Goitacá de uma forma diferente e tornar o tema atrativo e ativo entre a população campista, principalmente em meio aos mais jovens, trazendo assim uma valorização cultural na cidade acerca dos antepassados nativos. 

O primeiro capítulo será disponibilizado a partir das 19h deste domingo (19/04) através das redes sociais do projeto "Amnésia - Um povo esquecido". O famoso TCC costuma ser algo desesperador para todos os estudantes, mas para o trio foi um momento de diversão e resgatar a memória cultural da cidade, teve como ajuda o pesquisador Leonardo Vasconcelos que auxiliou o trio no inicio do projeto e também da historiadora Graziela Escocard.  

Sinopse

Amnésia busca contar um pouco da história dos índios goitacás a partir de uma aventura vivida por 3 amigos, Mayke, Matheus e Renan. Amantes de história acabam encontrando um artefato que pode ter pertencido à antiga tribo. Atrás de informações, eles vão parar em pleno século XVI e agora precisam descobrir como voltar pra casa.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes