Projeto Piabanha lança a campanha ' Em Defesa dos Rios'

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 31 de julho de 2021
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Cidades

Projeto Piabanha lança a campanha ' Em Defesa dos Rios'

Facebook Whatsapp Twitter

08/06/2020 às 07h45 08/06/2020 às 07h51 Redação

Ascom
O lançamento marca as comemorações dos 22 anos do projeto.  

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O projeto Piabanha lança nas redes sociais nesta segunda-feira (08/01), a campanha ‘ Em Defesa dos Rios. Objetivo de levantar a pauta da conservação, proteção e recuperação para a sustentabilidade das espécies de peixes em extinção do rio Paraíba do Sul. O lançamento marca as comemorações dos 22 anos do projeto.  

O Piabanha é regido pela Associação de Pescadores e Amigos do rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público municipal e estadual, com sede na cidade de Itaocara na região noroeste fluminense.  O Projeto mobiliza recursos, tecnologias e pessoas em defesa dos rios, em especial para a conservação dos peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção.

Em 22 anos de existência, o Projeto consolidou estudos, pesquisas, experiências e resultados na participação do Plano de Ação Nacional Para a Conservação Das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção da bacia do rio Paraíba do Sul (PAN) e retém o maior plantel de reprodutores de espécies nativas de peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Segundo o Biólogo e diretor técnico da Instituição, Guilherme Souza, “A piabanha (Brycon insignis) antes era um peixe “lenda”. Mas ao longo desses 22 anos do Projeto ela atingiu um aumento populacional expressivo consolidando uma grande idéia de conservação  em um trabalho de referência".

A presença da Instituição na bacia do rio Paraíba do Sul, de um conjunto denominado- Leste Brasileiro – compreende os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.  A bacia é responsável pelo abastecimento de mais de 14 milhões de habitantes. E o Projeto Piabanha representa uma oportunidade socioambiental de transformação e impactos positivos para uma área de mais de 55.000 km² com 40 espécies ameaçadas de extinção,  incluindo os peixes piabanha , surubim-do-Paraíba e a grumatã  e toda população ribeirinha que vive em seu entorno.

O Projeto Piabanha quer ampliar a capacidade de atuação, consolidar novas tecnologias em prol dos rios e da VIDA representando Uma voz significativa no movimento ambiental, que vem mudando hábitos arcaicos e arraigados disseminando boas práticas de conservação que atendem as expectativas de corações e mentes, segundo o Ms.Geógrafo, Ecologista e diretor  geral da Instituição Luiz Felipe Daudt de Oliveira.

Fonte: Ururau/Redação

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso