Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Último dia de campanha eleitoral em Campos e mais 56 municípios

Candidatos podem fazer caminhadas e carreatas até às 22h.

28/11/2020 às 08h53 28/11/2020 às 10h00 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Candidatos podem fazer caminhadas e carreatas até às 22h. / Foto: Ururau

Eleitores de 57 municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo (29/11) para decidir quem comandará a administração pelos próximos quatro anos. As urnas eletrônicas estão em fase final de preparação para o segundo turno, e o calendário eleitoral determina o encerramento da propaganda eleitoral.

As urnas estão nos municípios, sendo carregadas, ou já prontas para domingo. O carregamento da urna consiste na retirada do equipamento dos nomes dos candidatos a vereador e a prefeito que disputaram o primeiro turno. Apenas os dois candidatos a prefeito que foram ao segundo turno são mantidos no software da urna eletrônica. Em Campos, concorrem no segundo turno os candidatos Caio Vianna (PDT) e Wladimir Garotinho (PSD).  

Após esse procedimento, que foi finalizado nesta sexta-feira (27/11), as urnas ficam guardadas em alguma instalação dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Pode ser um cartório eleitoral ou depósito, por exemplo.

Ontem também foi o último dia da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e para a divulgação paga, na imprensa escrita, de material de campanha. É ainda o último dia para realização de debates no rádio e na televisão, que não podem, porém, ultrapassar o horário de meia-noite.

Este sábado (28/11) é o último dia da propaganda eleitoral feita mediante alto falantes ou amplificadores de som e também para distribuição de material gráfico e para realização de caminhadas, carreatas ou passeatas.

Justificativa
O cidadão que não votar neste domingo deverá justificar a ausência no pleito em até 60 dia na Justiça Eleitoral. A apresentação de justificativa de ausência em cada turno de votação deve ser feita separadamente. O voto é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos e menos de 70.

Conforme explicado em matéria da Agência Brasil, o procedimento pode ser feito no site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. 

Também é possível apresentar requerimento para a justificativa em qualquer zona eleitoral ou enviar a justificativa por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. O termo deve ser acompanhado de documento que comprove a ausência.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes