Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Wladimir irá mover ação contra reitor da UENF pelo atraso nas obras do Arquivo Público

A diretora do Arquivo Público, Rafaela Machado, e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas também pretendem assinar a ação.

25/11/2022 às 18h58 25/11/2022 às 20h25

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A diretora do Arquivo Público, Rafaela Machado, e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas também pretende assinar a ação. / Foto: Reprodução

Durante uma reunião na manhã desta sexta-feira (25) na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o Prefeito Wladimir Garotinho, anunciou que pretende entrar com uma ação popular contra o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Raul Palacio, para que a obra de restauração do arquivo público municipal seja iniciada.  A diretora do Arquivo Público, Rafaela Machado, e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas também pretendem assinar a ação.

O acordo foi firmado há mais de 1 ano, quando a UENF aceitou ser o responsável pela execução da obra. A verba destinada para a reforma do patrimônio foi de R$ 20 milhões, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o que previa também a digitalização de todo o acervo.  

“A gente quer que o dinheiro seja empregado para aquilo que ele teve destinação. Já tem 1 ano que o dinheiro está depositado na conta da Uenf. Já temos um projeto aprovado pelo Iphan. Apenas uma empresa é detentora do projeto e talvez seja essa toda a confusão, mas o gestor Raul precisa assumir a responsabilidade de contratar o projeto. Que ele licite a obra para qualquer empresa disputar e ganhar a obra. Mas o projeto só apenas uma empresa é detentora do projeto intelectual junto ao Iphan. Então ele tem que contratar a empresa, mas isso não acontece, o dinheiro está parado e a gente está perdendo a nossa história “ declarou o prefeito Wladimir Garotinho.

Em entrevista a rádio Band FM Campos, o reitor da Universidade afirmou que " A Prefeitura de Campos tem um acordo com uma empresa, e esse acordo dá o direito da empresa de entrar com o projeto no Iphan e realizá-lo, o mesmo está parcialmente aprovado no iphan. A empresa logicamente quer receber uma quantia pela obra, até ai tudo bem, o problema é que quando o dinheiro é público a gente não tem como pagar o que uma empresa acha que ela mereça. Temos que colocar várias empresa através de um processo licitatório para saber de quanto estamos falando e pagar um valor justo" Afirmou. 

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes