Banho de cachoeira no verão: Inea alerta para riscos em dias de chuva

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 28 de fevereiro de 2021
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Estado RJ

Banho de cachoeira no verão: Inea alerta para riscos em dias de chuva

Facebook Whatsapp Twitter

17/01/2021 às 16h13 Redação

Ascom
Até março, o Rio de Janeiro passa pelo período de maior incidência de chuvas.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

Quem gosta de passear e curtir um banho de cachoeira durante o verão deve ficar atento a alguns sinais que podem colocar banhistas em perigo. Durante essa época, quando são comuns chuvas fortes, o ideal é evitar o mergulho em dias de tempo instável, pois há incidência de raios e a possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra, quedas de árvores e, em situações extremas, pessoas serem arrastadas por uma cabeça d'água.

- A cabeça d'água é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido à chuva nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Em caso de previsão de chuva, nós devemos evitar locais próximos a rios e cachoeiras. Cabeça d'água pode ser definida como uma poderosa enchente, já a tromba d'água está associada a vento forte, em rotação, sobre a água. São situações de extremo risco – explicou André Veiga, biólogo e gerente das unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Até março, o Rio de Janeiro passa pelo período de maior incidência de chuvas. Por isso, essa é a época de maior risco de cabeças d'água. Muitas vezes os banhistas são surpreendidos por correntezas repentinas a quilômetros de distância do local de chuva. André Veiga alerta que a melhor ferramenta para não correr risco é a prevenção.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

- Antes de sair de casa, verifique a previsão do tempo. Se o prognóstico indicar possibilidade de chuva forte com raios e trovões, a dica é adiar o passeio. Além disso, para quem já está na cachoeira, é necessário ficar atento às pedras escorregadias e trechos com rochas soltas. Os banhistas devem evitar mergulhos em cachoeiras elevadas – observou Veiga.  

Se o visitante, mesmo assim, for pego desprevenido por um temporal, as orientações são nunca se abrigar sob uma árvore e evitar locais abertos como campos, praias e piscinas. Se estiver dirigindo, permanecer no veículo e nunca ficar próximo a redes de energia elétrica.

Em casos de emergência, ligue:

Defesa Civil - 199

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Corpo de Bombeiros - 193

 

Fonte: Ascom RJ

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso