Irrigação fornece água e nutrientes às mudas pré-brotadas

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 06 de julho de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Campos contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos

Neste domingo (5), 47 novos casos de covid-19 foram registrados em Campos. Dentre os novos casos, óbitos de dois homens, de 66 e 73 anos, com comorbidades. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos.  ... continuar lendo

Rural

Irrigação fornece água e nutrientes às mudas pré-brotadas

Facebook Whatsapp Twitter

03/06/2020 às 14h44 Aline Mendes

Reprodução
Tecnologia é caracterizada como um sistema de multiplicação de cana de açúcar.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

A tecnologia conhecida como MPB (Mudas Pré-Brotadas), é caracterizada como um sistema de multiplicação de cana de açúcar, que tem como princípio o plantio de plântulas, garantindo assim mudas de origem conhecida, saudáveis, livres de pragas e doenças.

No entanto, por se tratar de uma planta já pré-desenvolvida, ela não contém nenhuma estrutura de reserva e por isso, é extremamente sensível ao déficit hídrico. Desta maneira, para o estabelecimento da cultura é necessário que se faça o uso de algum método de irrigação, conforme gráfico abaixo:

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Fonte: IAC, 2019 Apresentado no Encontro do Grupo Fitotécnico de Cana de Açúcar

O sistema de irrigação por gotejamento vem para atender essa demanda, fornecendo água e nutrientes de maneira pontual às mudas pré-brotadas. Em relação a lâmina de água, o fator é variável pois depende da textura do solo, clima e época de plantio. Cada local possui sua “receita”, sendo que até o presente momento não há nenhum estudo conclusivo sobre esse tema. No entanto, para a realização do estabelecimento da cultura a lâmina pode chegar até 40 mm, sendo realizada em até 4 aplicações.

Com a introdução da MPB ressurgiram dois sistemas de plantio conhecidos como cantose e meiosi. Na cantose, os viveiros são cultivados em um canto do talhão, aproximadamente 20% da área que será reformada. A muda vai sendo cultivada no mesmo local que será depois desdobrada para compor o talhão de cana. 

Já na meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) + MPB, planta-se uma ou duas linhas de mudas pré-brotadas numa área de reforma de canavial e deixa-se um espaço entre as linhas, que será plantado com alguma cultura de interesse econômico, podendo ser soja, amendoim ou adubos verdes. Após a colheita dessa lavoura, as linhas de cana serão cortadas e desdobradas nessa área adjacente. Intercalar culturas com o canavial reduz custos e melhora a eficiência da reforma, além de ser uma alternativa ao plantio mecanizado.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

As linhas de MPB no sistema de meiosi deverão ser irrigadas para o estabelecimento das plantas e rápido crescimento, pois dessa irrigação dependerá a taxa de multiplicação. Em geral, em 1 linha de cana se dá a multiplicação suficiente para 8 ou 10 linhas de cana, mas existem relatos de taxas muito maiores, como 1:40. 

A Netafim, pioneira em tecnologia de irrigação por gotejamento, desenvolve projetos personalizados para atender a demanda dos clientes. E para irrigação do MPB, independente se plantado no sistema de cantose ou meiosi, ela oferece kits móveis de irrigação. Eles são compostos por uma unidade móvel de bombeamento (motobomba a diesel), filtros manuais de disco, tubulações flexíveis, flex net e tubos gotejadores de parede média. 

Fonte: Agrolink

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso