Quinta-feira, 28 de março de 2024

Lubrificantes caseiros: benefícios e riscos

03/06/2020 às 11h49 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os lubrificantes caseiros podem afetar os espermatozoides / Foto: Melhor com Saúde

Talvez você já tenha pensado em usar lubrificantes caseiros em algum momento, seja porque tem um problema de lubrificação natural ou porque acha que eles tornarão a prática sexual mais satisfatória. No entanto, antes de fazer isso, é importante conhecer os benefícios e riscos do uso desses produtos.

Lubrificantes

A secura vaginal é um problema comum que afeta muitas mulheres. As causas podem ser muitas: desde infecções como candidíase, por exemplo, a estados de estresse que impedem uma lubrificação adequada da região vaginal.

De qualquer forma, a consequência é a mesma: a relação sexual não é tão agradável quanto gostaríamos. Portanto, o uso de lubrificantes é recomendado para facilitar um encontro sexual indolor e satisfatório para ambos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma série de critérios em relação às características e requisitos que esses produtos devem atender, indicando que, em geral:

Eles não devem afetar a integridade do preservativo.

Seu efeito deve ser duradouro.

Assim, os lubrificantes disponíveis no mercado atendem a esses e outros requisitos, para que seu uso seja seguro. Agora, será que acontece o mesmo com os lubrificantes caseiros?

Lubrificantes caseiros

Muitas mulheres preferem descartar os lubrificantes industrializados e optar por produtos caseiros mais acessíveis, naturais e ecológicos como, por exemplo:

Óleos de cozinha

Infusões (camomila, por exemplo)

Aloe vera

Vaselina

Cremes para o corpo

Saliva

Iogurtes

Ovos

No entanto, devemos ter em mente que, embora alguns deles possam fornecer uma lubrificação temporária que permite um sexo mais agradável, eles não estão isentos de riscos. Além disso, devemos lembrar que a vagina é extremamente sensível. No seu interior, há uma microflora vaginal que pode facilmente se desequilibrar, causando ainda mais problemas. Portanto, devemos ter em mente que os lubrificantes caseiros podem afetar a saúde vaginal.

Muitas mulheres optam por usar cremes corporais hidratantes, pensando que sua textura similar à do lubrificante pode favorecer a penetração ou o sexo sem muito desconforto. No entanto, este é um erro grave.

Os hidratantes costumam ser absorvidos rapidamente pela pele, de modo que a lubrificação dura um tempo mínimo. Após esse tempo de absorção, alguma irritação pode aparecer. Além disso, dada a composição química desse tipo de produto, eles podem afetar a integridade do preservativo, prejudicando o látex e causando rupturas.

Podem causar infecções

O uso da saliva, por exemplo, pode fazer com que as bactérias da boca cheguem à área íntima se a usarmos como lubrificante.

Da mesma forma, lembre-se de que outros lubrificantes caseiros, como iogurtes, ovos ou óleo de cozinha, podem não ser completamente eliminados após a relação sexual. Apesar de cuidar da higiene subsequente, poderão restar resquícios dos produtos utilizados, que causarão infecções.

Os preservativos costumam ser feitos de látex, que embora seja um material bastante resistente, pode ser afetado negativamente pelo uso de outros produtos que não sejam os lubrificantes.

Assim, enquanto os lubrificantes vendidos no mercado garantem a integridade do preservativo, não podemos ter certeza sobre os lubrificantes domésticos. Por exemplo, o uso de óleo de cozinha ou de cremes corporais pode causar a deterioração do látex e o rompimento do preservativo. 

Por outro lado, a vaselina, bem conhecida e utilizada como lubrificante, apresenta inúmeros riscos. Não apenas por ser feita à base de petróleo e, portanto, poder favorecer o rompimento do preservativo, mas também pelo fato de poder causar vaginose bacteriana.

Os lubrificantes caseiros podem afetar os espermatozoides

Em geral, os lubrificantes industrializados podem afetar os espermatozoides; portanto, geralmente não são recomendados para casais que estão tentando ter filhos. De fato, sua composição e características químicas (pH, osmolaridade) podem se tornar tóxicas para os espermatozoides.

Felizmente, também existem no mercado lubrificantes específicos que promovem a sobrevivência e a vitalidade dos espermatozoides.

No caso dos lubrificantes caseiros, não podemos ter certeza de que sua 

composição ou características químicas não sejam contraproducentes para a concepção. Além disso, sua textura costuma ser bastante grossa, dificultando o acesso dos espermatozoides ao óvulo.

Portanto, os lubrificantes caseiros podem dificultar a fertilização, não sendo recomendados para casais que desejam ter filhos.

 

 

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes