Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Macaé é referência em reabilitação de pacientes pós Covid

Centro de Reabilitação atende com diversas especialidades

08/12/2021 às 17h02 09/12/2021 às 09h54 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Centro de Reabilitação atende com diversas especialidades / Foto: Divulgação

Ao oferecer serviços em especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, além de possuir regulação própria que garante acesso a exames e consultas de especialidades médicas em geral (como pneumologia, cardiologia, angiologista, urologista, ortopedia e neurologia), o Centro de Acolhimento e Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 (CARP) garante à Macaé referência em assistência a pessoas com sequelas causadas pela infecção do vírus.

Inaugurado no último dia 3 de novembro, o CARP registrou, nos primeiros 20 dias de atendimento, o cadastro de cerca de 30 pessoas que já iniciaram os tratamentos especializados promovidos por equipe multidisciplinar responsável por acompanhar a evolução do quadro clínico e físico do paciente.

Para ter acesso ao CARP, os pacientes que apresentam sequelas pós Covid-19 devem ser encaminhados pelas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Triagem (CTC) do Jorge Caldas e o Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão).

Já os pacientes que passaram por internação nas enfermarias e Centros de Terapia Intensiva (CTI) são encaminhados de forma direta pelo Hospital Público Municipal (HPM) e unidades da rede privada.

“O objetivo do CARP é acolher e garantir o atendimento adequado ao paciente que apresenta sequelas pós Covid. O nosso diferencial é possuir regulação própria, o que permite o encaminhamento direto para o atendimento a qualquer especialidade médica e exames da rede municipal. Possuímos também uma equipe multidisciplinar que realiza um trabalho importante para a reabilitação das pessoas acolhidas por nossa unidade”, afirma Nichollas Augusto, coordenador da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação.

E além dos atendimentos de reabilitação, o CARP torna-se também polo de pesquisas realizadas por instituições de ensino da região, como o trabalho desenvolvido por acadêmicos e professores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os pesquisadores do NUPEM acompanham pacientes atendidos pelo CARP através das análises de monitoramento da pandemia realizadas no Laboratório do Projeto Covid-19, mantido através da cooperação técnica estabelecida entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes