Terça-feira, 23 de abril de 2024

Coronel afirma que intervenção em Campos ''já era um desejo antigo''

09/08/2018 às 12h55 10/08/2018 às 10h51

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Megaoperação engloba as três Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica / Foto: Ururau

“Viemos para Campos, pois já era um desejo antigo da Secretaria de Segurança por demanda da autoridade policial local”, informou o coronel do exército Carlos Cinelli, em coletiva realizada no início da tarde desta quinta-feira (09/08), na sede da 146ª Delegacia Legal, em Guarus, após a megaoperação deflagrada nas primeiras horas da manhã do mesmo dia.

Segundo ele, a ação engloba as três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que é sediado no Rio de Janeiro no Comando Militar do Leste e possui agentes das polícias Civil, Militar e Federal (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Inteligência Brasileira – Abin).

“Toda operação que fazemos nós temos essa possibilidade de uma alimentação o tempo todo, em tempo real”, ressaltou o coronel.

Cinelli esclareceu que, como os índices da criminalidade estão sendo reduzidos sistematicamente no grande Rio, houve a possibilidade de estender a intervenção para o interior do Estado.

“Dentro de um planejamento estratégico nada é feito de modo reativo, por impulso. Existe um planejamento sendo seguido e tivemos a oportunidade de desencadear essa operação aqui [em Campos] no interior do Estado”, ressaltou o coronel.

A coletiva também contou com as presenças do comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano dos Santos de Souza; o delegado titular da 146ª DL, Luís Maurício Armond e o promotor do Ministério Público Sérgio Ricardo Fonseca.

Segundo Armond, a região de Guarus apresentava altos índices de letalidade violenta e, diante dessas demandas, as investigações avaliavam também a questão de esbulhos possessórios, ou seja, invasão de residências, expulsão de moradores e a utilização desses imóveis, não somente, relativo ao tráfico de drogas, mas para exploração comercial.

Isso foi repassado ao general interventor, que percebendo as dificuldades da região, articulou diversas agências para que fosse realizada a primeira intervenção no interior do Estado.

“Nós buscamos fazer uma análise criminal de aspectos menores de crimes, não somente o tráfico de drogas e homicídios. Através dessa análise, nós conseguimos uma vultuosidade de informações que nos possibilitaram a obtenção de mandados de busca (em torno de 150) e 56 de prisão. Obtivemos também diversas prisões em flagrante decorrentes do auxílio de várias equipes da Enel – concessionária de energia elétrica no município – verificando furtos de energia que ocorriam nesses locais, já que o tráfico não paga conta de luz”, informou o delegado.

O comandante do 8° BPM disse que as operações já estão sendo intensificadas mesmo antes da ação feita nesta quinta-feira, como a operação “Servir e Proteger” e a operação “Ressonância” – realizada ao longo do final do mês passado e início deste mês.

“Pudemos observar que os números de homicídios, especificamente em Guarus, já dentro de 11 ou 12 dias, diminuíram e só tivemos um homicídio, na Codin. Essa operação está sendo feita em horários alternados, de maneira surpresa. Com isso, já podemos observar uma queda de homicídios em Guarus”.

Quanto ao efetivo da PM durante a megaoperação, Fabiano disse que cerca de 150 policiais militares, foram empregados na ação. Também foram usadas duas moto patrulhas no policiamento ostensivo e 24 viaturas.

“Foram designados policiais que estão retornando aos serviços, as equipes que ainda iriam entrar e os policiais que entrariam de folga. Com isso, recuperamos o efetivo de 150 policiais militares. As interceptações foram feitas em pontos estratégicos, como nas pontes Lionel Brizola, da Lapa, e também na ponte Alair Ferreira (conhecida como ponte Mocaiber)”.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes