Terça-feira, 30 de abril de 2024

Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril

12/04/2018 às 18h25

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Em Macaé, a imunização será a partir do dia 24 por causa do feriado estadual em comemoração ao Dia de São Jorge / Foto: Guga Malheiros / Arquivo Secom

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início em tudo país no dia 23 abril. Em Macaé, a imunização será a partir do dia 24. A data foi alterada no Estado do Rio de Janeiro, devido ao feriado em comemoração ao Dia de São Jorge. A vacina estará disponível em 31 postos que compõem a rede municipal de saúde.

A meta da Secretaria de Saúde de Macaé é imunizar cerca de 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e doentes crônicos, com recomendação médica.

A dose, via injeção, protege contra a gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B. Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no dia 12 de maio. A imunização segue até primeiro de junho.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Aqueles que estiverem nos grupos para os quais a campanha é destinada devem procurar os postos de saúde durante o período da vacinação. É importante também adotar certas medidas de higiene para evitar a gripe, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e lavar sempre as mãos.

Postos de vacinação:

 PV 1. Casa da Vacina (Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro);

PV 2. Pronto-socorro Aeroporto (Rua Curuncango, s/n);

PV 3. ESF Ajuda A (Rua Nove, s/n);

PV 4. ESF Ajuda B (Estrada do INCRA, s/n);

PV 5. ESF Ajuda C (Rua Projetada 1);

PV 6. ESF Aroeira (Rua Eucaliptos, 184);

PV 7. ESF Aterrado do Imburo (Rua Principal, s/n);

PV 8. ESF BArra A/B (R. Calixto Fernandes das Neves, 355);

PV 9. ESF Barreto (Rua Dois, s/n);

PV 10.ESF Cajueiros (Rua Marcial Alves Moreira, 51);

PV 11. ESF Campo D´oeste (Avenida Venezuela, 132);

PV 12. ESF Engenho da Praia (Avenida Lagomar, 122):

PV 13. ESF Fronteira A (Rodovia Amaral Peixoto, s/n);

PV 14. ESF Lagomar (Avenida Quissamã, s/n);

PV 15. ESF Lagomar B/C (Rua W18 sentido w01);

PV 16. ESF Horto (Estrada do Horto, s/n);

PV 17. ESF Malvinas B (Rua Principal, 656);

PV 18. ESF Morro de São Jorge (Rua Abílio Correa Borges, 182);

PV 19. ESF Nova Esperança A/B (Rua São Mateus, s/n);

PV 20. ESF Nova Holanda A/B(Rua Nove, s/n);

PV 21. ESF Praia Campista (Rua Luiza Lírio do Vale, 158);

PV 22. ESF Virgem Santa (Rua Estrada da Virgem Santa, s/n);

PV 23. ESF Visconde de Araújo (Rua Leopoldino Araújo, 185);

PV 24. Clínica da Família Imbetiba (Rua Dr. Luiz Belegard, s/n).

Região Serrana:

PV 25. ESF Areia Branca (Rua Principal, s/n);

PV 26. ESF Bicuda Pequena (Rua Principal, s/n);

PV 27. ESF Córrego do Ouro A (Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n).

PV 28. ESF Frade (Rua Principal, s/n);

PV 29. ESF Glicério (Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/n);

PV 30. ESF Sana (Rua Principal, s/n);

PV 31. ESF Trapiche (Rua Comandante Gerson, s/n).

EM CAMPOS

A Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Campos informou nesta quinta-feira (12/04) que a data segue o calendário nacional do Ministério da Saúde. A previsão é de que os grupos de risco sejam vacinados entre 23 de abril a 1º de junho.

A secretaria estadual de Saúde não determinou ainda a meta de imunização, em relação a número de pessoas. Em relação aos grupos de risco, a meta é imunizar 90%. A vacinação ocorrerá nas 45 salas de vacinação do município, além de postos volantes, que serão divulgados posteriormente.

Teve inicio no dia 26 de março, no Centro de Saúde, o cadastro de acamados e pacientes em situação de home care que necessitarem da imunização contra a Influenza em domicílio. A campanha de vacinação vai acontecer do dia 16 de abril até 6 de maio.

De acordo com a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina, os familiares dos pacientes devem procurar o setor da Vigilância de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“A imunização em domicílio será feita somente em pacientes que não tiverem como se locomover. Faremos um agendamento para que todos os cadastrados possam ser vacinados durante a campanha”, ressaltou Roberta Lastorina.

Fonte: Redação/Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes