Política

Nunes Marques solicita parecer da PGR sobre revisão da condenação de Bolsonaro no STF

Ministro do STF concede prazo para manifestação da PGR sobre recurso de Bolsonaro

Por Fabrício Freitas
27/05/2026 às 16h55

Ministro Nunes Marques aguarda parecer da PGR para decidir sobre revisão criminal de Bolsonaro / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quarta-feira (27) prazo de 20 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) emita um parecer sobre o pedido de revisão criminal apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O recurso busca anular a condenação imposta a Bolsonaro, que soma 27 anos e três meses de prisão no processo relacionado à trama golpista de 8 de janeiro de 2023.

Após receber a manifestação da PGR, Nunes Marques, relator do caso, deverá proferir sua decisão. Em 8 de maio, a defesa de Bolsonaro protocolou a revisão criminal no STF, alegando a existência de erro judiciário na condenação. Os advogados contestaram a forma como o processo foi conduzido, argumentando que, por se tratar de um ex-presidente, o julgamento deveria ter ocorrido no plenário da Corte e não pela Primeira Turma.

Além disso, questionaram a validade da delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, alegando que não foi voluntária, e apontaram a falta de acesso integral às provas da investigação. No mérito, a defesa afirmou que não há provas que comprovem a participação de Bolsonaro nos atos golpistas ou na liderança de um plano para golpe de Estado.

A condenação original foi proferida pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Conforme o regimento interno do Supremo, a revisão criminal será julgada pela Segunda Turma, integrada por André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar temporária por motivos de saúde.

O desfecho do recurso poderá impactar diretamente a situação jurídica do ex-presidente e o andamento do processo relacionado à tentativa de golpe.

 

 

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Site Ururau Notícias (@ururaunoticias)

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2026 Desenvolvimento Jean Moraes