Brasil e Mundo

Lula diz ao The Washington Post que Trump “já sabe” que ele é melhor do que Bolsonaro

Presidente afirma que relação pessoal com o líder norte-americano pode fortalecer laços comerciais, atrair investimentos e evitar novas tarifas

Por Fabrício Freitas
17/05/2026 às 18h50

Imagem: Lula e Trump durante reunião na Casa Branca em maio / Foto: Ricardo Sturckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "já sabe" que ele é "melhor do que Bolsonaro".

A declaração foi dada em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, publicada neste domingo (17).

Durante a conversa com o veículo americano, Lula fez um balanço do encontro realizado na Casa Branca no início de maio e destacou que, apesar das divergências ideológicas entre os dois governos, acredita em uma relação pragmática e institucional entre Brasil e Estados Unidos. "O que eu quero é que ele trate o Brasil com respeito, entendendo que eu sou o presidente democraticamente eleito aqui", afirmou o petista ao jornal.

Segundo Lula, as diferenças políticas não impedem o diálogo diplomático entre os dois países.

Lula rebate comparação com Bolsonaro Na entrevista, Lula comentou a relação de proximidade entre Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado histórico do republicano.

O presidente brasileiro afirmou que não pretende interferir na relação entre os dois, mas disse acreditar que Trump reconhece diferenças entre sua postura e a do ex-mandatário brasileiro. "Eu jamais pediria ao Trump para não gostar de Bolsonaro.

Não preciso fazer nenhum esforço para que ele saiba que sou melhor do que Bolsonaro.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2026 Desenvolvimento Jean Moraes